Projeto Jovem Cidadão

Sobre o Projeto

O Lar Santo Antonio através do acolhimento institucional atende idosos acima de 60 anos que se encontra em situação de vulnerabilidade social, com necessidade absoluta de amparo, ausência de familiares e/ou situação de abandono, ou ainda quando a família não possui condições necessárias de prover o cuidado necessário ao idoso.

No início denominou-se Casa dos Pobres situada a Rua Independência s/nº, composta de pequenas moradias distintas, e transformada em Asilo dos Velhos. Para tanto houve necessidade de uma reforma, obedecendo a um plano preestabelecido, para adaptar a construção já existente em um conjunto capaz de oferecer boas condições de abrigo às pessoas. Assim, a antiga Casa dos Pobres, depois de reformada e aumentada passou a se chamar Asilo dos Velhos. A inauguração se deu em 13 de junho de 1.972, data comemorativa ao aniversário do município.

Com o passar do tempo, houve a necessidade de se construir um novo prédio, pois o mesmo não condizia com as condições físicas, sociais e psicológicas dos internos. O Lar Santo Antonio entrou em funcionamento a partir de março de 1.976, construído graças ao esforço conjunto do estado – prefeitura e comunidade. Tal prédio foi construído dentro dos requisitos exigidos pelos órgãos estaduais, tendo como características: simplicidade, conforto e praticidade.

O Lar Santo Antonio tem como objetivo acolher e garantir proteção integral aos idosos (as) em situação de vulnerabilidade e risco social, assegurando a convivência com familiares, amigos e pessoas de referência de forma contínua, bem como o acesso às atividades culturais, educativa, lúdica e de lazer na comunidade, visando uma prestação de serviço que valorize como pessoa e como elemento socialmente participante, contribuindo para efetivação de seus direitos e deveres enquanto cidadãos e promovendo o acesso à rede socioassistencial, aos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e às demais políticas públicas setoriais.

A entidade é mantida através de convênios (municipal, estadual e federal), dízimo, leilão de gado, doações da comunidade ( roupas, alimentos e outros), recursos pecuniários decorrentes das transações penais – FORUM, Ministério do Trabalho, serviço de captação de recurso (telemarketing). Os idosos aposentados contribuem com o custeio da entidade – 70 % de seu benefício conforme preceitua o artigo 35, parágrafo segundo da Lei nº 10.741 de 01 de outubro de 2.003.

Projeto Jovem Cidadão encerrou as atividades em 31/12/2021.

Área de atuação da instituição e missão

Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA), e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC). Missão: Executar a medida socioeducativa orientando o adolescente quanto às consequências dos atos infracionais, incentivando sua reparação, sua integração social e a garantia de direitos individuais e sociais, em consonância com o artigo 112 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei 8.069/90) e também realizam o acompanhamento pós-medida.

Caracterização

Quando se tem um projeto específico para atender apenas esse segmento (adolescentes) acaba por enriquecer o trabalho, pois facilita o elo de confiança entre adolescente/família e equipe de trabalho, o mesmo sente pertencente a um grupo, compartilha melhor as vivências do cotidiano e estabelece as trocas de experiências.

Outro fator preponderante cujo resultado é satisfatório para amenizar a reincidência e concretizar a ressocialização é a interação entre os adolescentes da comunidade. Atualmente o Projeto Jovem Cidadão tem como extensão trazer os jovens da comunidade para fazer e sentir-se parte. Fica evidente que a realidade vivenciada dos jovens que cometem atos infracionais perpassa por sentimentos de discriminação e estigma. Quando estabelecemos um espaço para trocas de experiências, estilo de vida diferenciado oferecemos ferramentas para auto reflexão sobre as dimensões relacionais, valores éticos-morais, conjunto de normas e limites, regras de convivência, relação familiar, dentre outros assuntos relevantes ao desenvolvimento. A troca de experiências reitera a possibilidade do adolescente em conflito com a lei em assumir seus planos de mudança de vida, como retomada aos estudos, a busca por profissionalização, e estímulo, quando necessário, para aderir ao tratamento para substâncias psicoativas. Na ocasião os jovens acabam divulgando nosso trabalho, sempre vem na companhia de um amigo/e ou familiares e estendemos as oportunidades a eles também, uma vez que faz necessário preparar o meio de convivência, pois é nesse grupo que o jovem pós-medida retorna.

Espaço Físico

O Projeto Jovem Cidadão mantido pela Associação de Assistência Social Santo Antonio de Junqueirópolis está instalado em construção horizontal com as especificações abaixo listadas.
Sala de recepção
1
Sala de atividades
1
Sala de atendimento individual
1
Sala de informática
1
Computadores
10
Cozinha
1
Sanitários
2

Infos

RUA RECIFE, Nº 395. JUNQUEIRÓPOLIS-SP | CEP: 17.890-000

TELEFONE: (18) 3841-1309

E-MAIL: PJCJUNQUEIROPOLIS@BOL.COM.BR

EXECUTORA DO ATENDIMENTO DIRETO: LUCIMARA SOUSA DOS SANTOS – CRESS Nº. 44773

Ajude-nos a Continuar Ajudando

Sua ajuda é fundamental para mantermos uma estrutura acolhedora e nosso apoio amoroso para a comunidade.